Aeroporto: O bairro marcado pelo barulho das turbinas das aeronaves

De instante em instante, o som das turbinas toma conta do bairro. É esse o preço pago quando se tem como vizinho o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Porém, os moradores dizem que o tempo faz com que os ouvidos se acostumem aos ruídos. “Nem menino novo se acorda mais”, brinca o pintor Francisco Rodrigues, 63, que mora no bairro há mais de duas décadas.

O bairro Aeroporto é o maior entre os que compõem a Secretaria Executiva Regional (SER) IV, com 7,2 km². Paradoxalmente, é o que tem menos moradores. O que é perfeitamente explicável. Quase todo o território é ocupado pelo Aeroporto Pinto Martins e pela Base Aérea de Fortaleza. As residências ficam espremidas entre a avenida Lauro Vieira Chaves e o muro que delimita as pistas de pouso - nas proximidades do antigo aeroporto.

Nas casas com piso superior, é possível ver toda a movimentação de aeronaves na pista. A proximidade rendeu até cenas inusitadas. A dona de casa Maria Laurizita Freitas, 52, conta que, antes, as aeronaves em procedimento de pouso manobravam próximas à residência dela. O vento forte das turbinas ia direto para as residências. “Teve um dia que levantou um bocado de telha”, lembra. Já o garçom Daniel Marcelo, 21, conta que, às vezes, os passageiros dão até tchau para os moradores pelas janelas das aeronaves.

A moradora Viviane Rodrigues, 36, diz que antes a região era “só mato”. Aos poucos, os moradores foram chegando e ficam cada vez mais próximos ao aeroporto. O que explicaria a falta de planejamento é que o bairro é formado, majoritariamente, por vielas que se estreitam e alargam a partir da localização das casas e calçadas (quando existem).

O aeroporto

A história do Aeroporto Pinto Martins começa na década de 1930, quando foi construída a pista do “Alto da Balança” (hoje Base Aérea). Durante a 2ª Guerra Mundial, Fortaleza servia de apoio para as aeronaves norte-americanas. Com isso, duas novas bases foram construídas: a do Pici (1942) e a do Cocorote (1943). Segundo o livro “Cronologia Ilustrada de Fortaleza”, de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), o local abrigava o “antigo sítio Cocorote”.

Em maio de 1951, o aeroporto passa a se chamar, oficialmente, Salgado Filho. Três meses depois, foi publicado o editorial do O POVO com o título: “Aproximemos o Cocorote”. O texto defendia a construção de um novo aeroporto para aviação civil em Fortaleza, localizado mais próximo ao Centro.

O editorial explicava que “o nosso aeroporto é uma base militar. Na sua construção (...) os engenheiros norte-americanos escolheram o lado sul do campo para as edificações ali existentes, tendo em vista que quanto mais distantes da cidade, menos comprometida ficaria a zona residencial em caso de ataque aéreo”.

Em 1953, o aeroporto muda novamente de nome, passando a se chamar Pinto Martins. Trata-se de uma homenagem ao piloto cearense Euclydes Pinto Martins (1892-1924), natural de Camocim. Ele participou do primeiro voo entre Nova York (EUA) e Rio de Janeiro (RJ), de setembro de 1922 a fevereiro de 1923, a bordo de um hidroavião.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutra Aeroportuária (Infraero), o primeiro terminal de passageiros foi construído em 1966. Hoje, o local é conhecido como “aeroporto velho”. Em 1998, foi inaugurado um novo terminal, no lado oposto da pista e, até hoje, utilizado como aeroporto internacional, com capacidade para transportar 6,2 milhões de passageiros/ano.

INFRAESTRUTURA

MORADORES COBRAM SANEAMENTO BÁSICO PARA O BAIRRO
1. As residências do bairro Aeroporto não possuem saneamento básico. Assim, é comum ver o esgoto escorrendo a céu aberto pelas vias. “Essa lama vem toda para a porta da gente. O bairro é esquecido”, reclama a dona de casa Maria Laurizita Freitas, 52. Além disso, os moradores temem pelos riscos de transmissão de doenças através da água servida.

RESPOSTA. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que já há um projeto para a instalação da rede de saneamento básico no bairro. “O projeto prevê a execução de 850 ligações domiciliares de esgoto, de 4.035,14 metros de rede coletora, de uma estação elevatória de esgoto e de 1.057 metros de linha de recalque”, afirma a companhia, em nota. Atualmente, a Cagece aguarda a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal (CEF), já que a obra está incluída no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) 2. A previsão é de que as obras sejam iniciadas até o primeiro semestre do próximo ano.

EM ALTA

AREJADO
Por causa da vizinhança com a Lagoa do Opaia e com o aeroporto, o bairro é bem ventilado e tem clima arejado

EM BAIXA

BURACOS
A maioria das ruas do bairro estão esburacadas. A Regional IV informa que uma equipe vai ao local avaliar a situação

RONDA
O bairro Aeroporto não possui uma viatura exclusiva do Ronda do Quarteirão para atender a área. Em caso de emergência, ligue 190

8 MIL

Habitantes
O bairro Aeroporto possui 8.618 moradores, distribuídos em 7,275 km². O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,422.

AEROPORTO

É a cara do meu bairro
Qual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br
Aeroporto Pinto Martins. O atual terminal de passageiros está localizado na avenida Senador Carlos Jereissati e foi oficialmente inaugurado em fevereiro de 1998. Segundo a Infraero, 5,9 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto em 2012.

LAZER

URBANIZAÇÃO DA LAGOA DO OPAIA FICOU PELA METADE
2. A dona de casa Viviane Rodrigues, 36, pede que a Prefeitura de Fortaleza conclua a urbanização da Lagoa do Opaia. Segundo ela, só foi recuperado o lado que fica para o bairro Vila União. Já no Aeroporto, os equipamentos estão velhos e quebrados. “(A lagoa) ficou abandonada por vários anos”, comenta. Esse é o único espaço de lazer dos moradores na região. Inclusive, ao final da tarde, os campos de futebol existentes no local ficam lotados de jovens.

RESPOSTA. A Secretaria Executiva Regional (SER) IV afirma que já há um projeto de urbanização elaborado para a Lagoa do Opaia. Porém, a obra ainda está em fase de licitação e não foi informado o prazo para ser iniciada. 

Serviço
Secretaria Executiva Regional IV
Para solicitar melhorias de infraestrutra nos bairros da SER IV, você deve ligar para:
Ouvidoria: (85) 3433 2862 e 3235 3972

INTERATIVIDADE

COLUNA NA RÁDIO O POVO/CBN
3. A coluna O POVO nos Bairro agora possui espaço diário na rádio O POVO/CBN. Confira abaixo se sua reclamação já foi respondida na coluna radiofônica. Caso não tenha acompanhado a resposta, você pode checar o posicionamento do poder público na nossa página no portal O POVO Online, no post “Confira aqui se sua reclamação já foi respondida”.

Dia 1º de julho: Ari Gomes denuncia que veículos estacionam sobre calçadas na rua Coronel Manuel Jesuíno, no Mucuripe;

Dia 2 de julho: Francisco Olavo Pimenta reclama de um imóvel abandonado na Aldeota que, segundo ele, traz riscos de proliferação do mosquito da dengue;

Dia 4 de julho: Raimundo Carlos pede mudanças no tempo de semáforo para pedestres na avenida Mister Hull.
 Fale com o Geimison
Envie reclamação sobre o seu bairro. Ela será publicada junto com a resposta do órgão responsável. (De quarta a sexta, das 14h às 19 horas), 85 3255 6114 ou 3255 6118
FAX 85 3255 6139

Escreva para: opovonosbairros@opovo.com.br
(Coloque seu nome e telefone)

Av. Aguanambi, 282
Joaquim Távora
Cep: 60055-402

originalmente publicado em:
http://www.opovo.com.br/app/colunas/opovonosbairros/2013/07/04/noticiasopovonosbairros,3085968/aeroporto-o-bairro-marcado-pelo-barulho-das-turbinas-das-aeronaves.shtml

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