A proposta do blog: Ouça!

Não existem estudos suficientes que  contemplem a importância socio-cultural da paisagem sonora.
Principalmente estudos interdiciplinares que  criem diálogos unificados com sinergia necessária para equilibrara o ambiente sonoro moderno em níveis habitáveis. 
Em outras palavras: Não existe atores sociais o suficiente pensando e  trabalhando na redução dos efeitos nocivos causados pela ação do ruído. Músicos, compositores, arquitetos, ambientalistas e outros estão entre as profissões e funções de interesse direto na saúde do ambiente acústico e deveriam dialogar mais diretamente sobre um plano de interesse coletivo da produção, prevenção e redução de ruídos.
Sendo assim, pesquisar sobre sons, mais do que outros tipos de estudo, é como catar conchas entre pedras: cata uma aqui, outra ali, junta numa pedra grande, cata mais ali, mais outra acolá.
Assim feito, catando sons escritos aqui, sons impressos ali,  estão sendo reunidos materiais de pesquisa que contemplam matérias jornalísticas sobre poluição e paisagem sonora, dissertações de mestrado sobre atuação do ruído em segmentos da cidade, textos diversos e fotoreferência sobre a história da cidade e seus sons. Também sendo realizado diversos registros sonoros em dispositvos digitais como proposta de resgate de memórias e registro de marcos sonoros da cidade que tendem e desaparecer.
E a idéia de se fazer um espaço virtual sobre o assunto é de chamar mais atores sociais para se apropriarem da idéia de interferir positivamente na paisagem sonora auxiliando, assim. aos outros interessados na medida em que já reuni diversas plataformas de informação sobre o assunto, facilita o formento de relexões e apresentando seus próprios ensaios.
Como várias conchas juntas em uma grande pedra.
 

Thiago Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário