O CEARENSE TEM UM JEITO TODO PRÓPRIO DE SE EXPRESSAR. VAI ALÉM DAS GRAMÁTICAS E DOS DICIONÁRIOS. A FALA NO CEARÁ TEM UMA MUSICALIDADE DIFERENTE EM CADA REGIÃO DO ESTADO.
NA CAPITAL POR EXEMPLO, ELA JÁ SOFRE MAIS INFLUÊNCIAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, MISTURANDO A PADRONIZAÇÃO DA LINGUAGEM DA MÍDIA COM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS LOCAIS, ENRAIZADAS HÁ SÉCULOS. NA MAIOR PARTE DO ESTADO, INCLUSIVE NA CAPITAL, AINDA É COMUM SE SUPRIMIR A SILABA FINAL DAS PALAVRAS PARA DAR UM TOM MAIS CARINHOSO AOS TERMOS: BONITIM, CARRIM, BICHIM...
OUTRA CARACTERÍSTICA QUE PERMANECE, MESMO NA GRANDE FORTALEZA, É A AQUELA DE SE INICIAR UMA FRASE DE NEGAÇÃO COM UM VERBO AFIRMATIVO: SEI NÃO, AO INVÉS DE NÃO SEI. ASSIM AS RESPOSTAS NEGATIVAS COMEÇAM AFIRMANDO PARA NEGAR NO FIM.
MESMO COM A PADRONIZAÇÃO GLOBAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, GRANDE PARTE DAS VOGAIS CONTINUA SENDO PRONUNCIADA DE FORMA INVERSA NO SUDESTE E NO NORDESTE DO PAÍS. DESSA FORMA, O QUE TEM SOM ABERTO LÁ, AQUI TEM SOM FECHADO E VICE-VERSA. A LETRA “E” AQUI SE PRONUNCIA “É” E NO SUDESTE TEM O SOM DE “Ê”. FOGÃO AQUI É FUGÃO E LÁ É FÔGÃO. BANANA NO CEARÁ É BÂNÂNA E NO SUDESTE VIRA BÁ-NÁ-NA.
JÁ NO INTERIOR DO ESTADO, A SONORIDADE TEM VÁRIAS NUANCES. NO CARIRI, O “T” E O “D” GANHAM REALCE NAS FRASES, SÃO BEM MAIS PRONUNCIADOS. EM OUTRAS REGIÕES É COMUM A TROCA DO “V” PELO “R” (- TU RAI? EU RÔ). É O MESMO QUE ACONTECE, MUITAS VEZES, COM O “S” NO RIO DE JANEIRO, QUE SE TRANSFORMA EM “R”, COMO POR EXEMPLO NA PALAVRA MESMO , QUE RECEBE A PRONÚNCIA DE MERMO.
abcdefghijlmnop
ALÉM DA QUESTÃO DA PRONÚNCIA, O CEARENSE TEM TODO UM VOCABULÁRIO PRÓPRIO, MUITAS VEZES SÓ COMPREENDIDO AQUI.
É QUASE UM DIALIETO, QUE PASSA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO. NÃO É A TOA QUE FOI PUBLICADO UM DICIONÁRIO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES DO CEARÁ. NO DICIONÁRIO DO CEARÁ DE TARCÍSIO GARCIA ENCONTRAMOS VOCÁBULOS COMO “APADEGUADO”, QUE SIGNIFICA COM DIMENSÕES AVANTAJADAS; “AREADO”, QUE QUER DIZER DESNORTEADO; ARREDAR, QUE SIGNIFICA AFASTAR; “BARRUADA”(COLISÃO), BESTAR(ANDAR A ESMO), BRÁ (FIM DE PAPO) E TANTAS MAIS.
EXISTEM TAMBÉM AS ESPRESSÕES REGIONAIS: “ABRIR O PAR DE QUEIXO” (SOLTAR UMA RISADA), “AGARRAR NO SONO” (DORMIR) “DAR UMA PILOURA” (DESMAIAR).
TUDO ISSO É COMPLEMENTADO POR UMA MANEIRA “MOLECA”, “GAIATA” DE FALAR. ASSIM AS EXPRESSÕES CORPORAIS E SONORAS DÃO UMA PERSONALIDADE AO MODO DE FALAR. COMO AFIRMA O DICIONARISTA TARCÍSIO GARCIA –
“O CEARENSE TEM O PRIVILÉGIO DE ENTOAR A VAIA NUNM FALSETE AMUNDIÇADAMENTE CORRETO, DEVIDO AO SOM RACHADO E ESTRIDENTE, PREDOMINANTE DO SOTAQUE, ALÉM DE CONHECER DE COR E SALTEADO, EU ALCANCE CÓSMICO, MILTOLÓGICO E CIBERNÉTICO.”
É AINDA OBSERVADO POR TARCÍSIO GARCIA QUE NO CASO DE NÃO SE USAR A VAIA O CEARNSE ENCONTRA OUTRAS FORMAS DE MANIFESTAR SUA INSATISFAÇÃO: “UM OLHAR ENVIESADO, UM MUNGANGO, UM COCHICHO...”
É O FAMOSO MANGAR CEARENSE.
Mônica Serra Siveira
Natural de Fortaleza, Mônica Serra Silveira é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ. Atua como editora e repórter na Tv Ceará e como produtora na Tv Cidade. Já publicou 10 livros: “Eu Conto”; “Rainha da Ambição”; “Janela”, “Eu Conto 2″; “Quatro Estações”; “Versos de Amor”; “O Prêmio”; “O Menino do Coração de Pedra”; “A Família” e “As Aventuras de Tacim e do Rei Jeremias”(Menção Honrosa do Concurso Maria Martins da Academia Cearense de Letras do Ceará); além de ter participado de 4 Antologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário